4 de janeiro de 2010

Seja Expert em Informática com 10 Livros

Há muito tempo li um artigo de Gabriel Torres no qual ele dava dicas para aqueles que desejam se tornarem feras em informática, ou seja, dominar a informática no seu nível avançado. De La para Ca muita coisa mudou, muitas novas tecnologias foram desenvolvidas e o mundo da informática se tornou algo completamente diferente.

A internet espalhou-se como nunca. Novos livros foram lançados. Os computadores pessoais estão mais presentes do que nunca e o mundo virtual se popularizou de uma maneira extraordinária. Mas apesar de tanta informação, dados e possibilidades, muitos ainda se perguntam como é possível no conforto do seu lar, sem freqüentar uma universidade ou um curso especializado, tornar-se um fera em informática, ou dominá-la no seu nível avançado.

O mundo dos computadores passou por tantos caminhos e com tantas novas tecnologias, que dominar tudo para uma única pessoa é uma tarefa quase impossível. Por isso se você deseja ser um usuário de nível avançado, deve primeiro entender as bases da informática e da tecnologia em geral, e então decidir em que área você vai se especializar. Hoje em dia você pode ser um profissional de Multimídia, Hardware, VoIP, Segurança, Desenvolvimento, Desenvolvimento com foco em WEB ou ainda em dispositivos moveis. Você pode ser um perito em sistemas operacionais ou em uma das muitas áreas que envolvem computadores e todos os seus diversos usos. A lista abaixo não pretende ser única ou mostrar os melhores livros de todos os tempos, ela apenas traz uma lista com um livro de cada área que poder ser um ponto de partida para quem deseja se tornar expert com um computador. Ela fala de Hardware, Redes, Programação, Sistemas Operacionais, VoIP, Multimídia, e implementação de sistemas de suporte. Esta lista não é nem de longe completa e nem pretende isso. Mas ela pode ser usada como ponto de partida para aqueles que desejam se aprofundarem. Eu sei que cada um dos livros citados tem um custo alto, mas acredito que muito maior seria fazer cada um dos cursos de que eles tratam. Digo ainda que a minha lista não pretende substituir a do professor Gabriel Torres e sim servir como um complemento atualizado. Não se esqueçam que assinar fóruns e participar de grupos de discussão é fundamental para um bom profissional. Estar sempre por dentro das ultimas novidades e tecnologia faz parte da vida de qualquer um que pretende tornar-se expert em informática. Em um post futuro vou falar de algumas alternativas gratuitas para quem pretende seguir nessa carreira.


Os livros estão em uma ordem que seria ao meu ver interessante se você a seguisse. Todos tratam de conteúdos que vão do básico ao avançado em suas respectivas áreas.

1° Hardware Completo – Gabriel Torres

2° Arquitetura de Sistemas Operacionais - 4ª Ed. 2007 - Maia, Luiz Paulo; Machado, Francis Berenger

3° Redes de Computadores – Gabriel Torres

4° Dominando Microsoft Windows Xp - Ogletree, Terry W. / MAKRON BOOKS

5° Windows Server 2008 Guia Completo - William R. Stanek

6° Dominando Linux Red Hat e Fedora - Duff, Hoyt; Ball, Bill / MAKRON BOOKS

7° Multimidia Conceitos e Aplicacoes - Wilson de Padua Paula Filho

8° VoIP – Voz Sobre IP - Autor: Sérgio Colcher

9° Implantação de Help Desk e Service Desk - Roberto Cohen

10° Java: Como Programar - Harvey M. Deitel


Sites que você não pode deixar de ler:

Clube do Hardware

Guia do Hardware

Fórum do BABOO

Fórum iMasters

Linha Defensiva

Blog do Quemel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tec Cool