4 de novembro de 2009

Google Wave e SocialStream

Há alguns anos ouvi falar de um ambicioso projeto da Google que pretendia criar a mais complexa e inteligente de todas as redes sociais. O nome provisório do projeto, patrocinado pela Google e desenvolvido na Carnegie Mellon University's, é SocialStream, o que é apenas um novo nome para o conceito de lifitime, ou linha da vida. A ambiciosa idéia pretendia reunir em um mesmo lugar tudo aquilo que você produz na internet, uma grande união entre mensageiro instantâneo, rede social, blog, wiki e e-mail. Vi em muitos blogs e fóruns pessoas discutindo sobre o assunto, e postando praticamente de tudo, uma grande malha de achismo sobre o possível fim do Orkut, sobre o Orkut 2.0 e muitos outros nomes que deram ao projeto.

A SocialStream anda rondando na internet a anos, porem nunca havia passado disso. Talvez algumas tecnologias desenvolvidas com ela tenha sido incorporada ao Orkut ao longo dos anos. Quando ouvi falar pela primeira vez do referido projeto, o Orkut ainda era o versão arcaica que precisava de convites, ou seja, muita coisa mudou desde então. O Orkut ganhou novos recursos, como a possibilidade de utilizar HTML em recados, a possibilidade de depoimentos coloridos, a integração com o Google Talk, e outra centena de pequenos recursos, e possibilidades, tornando-o cada vez mais parecido com a idéia da SocialStream.

A alguns meses porem, ouvi falar do projeto Google Wave, e pasmem ele é exatamente aquilo que a SocialStream prometia ser. Ele junta todo o conteúdo que você produz na web em um mesmo local e ainda faz muito mais do que isso. Ele coloca em uma mesma tela aplicação de e-mail, rede social, bate papo, wiki, compartilhamento de arquivos, blog e recursos de lifitime. Mas as possibilidades não param por ai.

Esse super e ambicioso projeto, que talvez seja o maior lançamento da empresa de todos os tempos promete revolucionar a forma como as pessoas vivem, interagem e comunicam-se no mundo virtual. Imagine apenas que se você acessa a grande rede para escrever um blog, participar de um wiki, mandar ou receber emails, trocar ou postar fotos, compartilhar arquivos, escrever um texto colaborativo por exemplo(o que permitiria que muitas pessoas trabalhassem escrevendo o mesmo texto, como um livro, um artigo, um trabalho acadêmico), fazer amigos, e compartilhar gostos em comum da mesma forma que se faz em uma comunidade do Orkut, encontrar mapas e fazer pesquisas, traduzir textos de forma automática, apenas como titulo de exemplo, vai poder fazer tudo isso no MESMO LUGAR, no Google Wave, isso é ou não revolucionário?

Mas não é só isso. O Google Wave foi desenvolvido usando o Google Web Toolkit, a mesma ferramenta usada para desenvolver o novo Orkut. A empresa promete que seu código será aberto para desenvolvedores e eles vão poder usar suas API’s para criarem dezenas, centenas ou até milhares de novos aplicativos que se integram ao GW. Com isso, não querendo ser muito ambicioso, podemos imaginar a total unificação de tudo o que você precisa ou sonha fazer na Internet em um mesmo local, Google Wave.

Podemos sonhar com coisas do tipo jogos online, comunicação e interação total em vários idiomas, usando ferramentas de tradução e correção automática e ainda uma quantidade infinita de possibilidades.
Por enquanto o Google Wave não foi aberto ao publico, apenas uma pequena quantidade de sortudos tem acesso para testar a ferramenta, mas no momento em que isso acontecer, a maneira como você olha para seu navegador pode mudar para sempre.

Notem a semelhança nas Interfaces

Google Wave



SocialStream

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tec Cool