19 de janeiro de 2010

Nomes de dominios em outros alfabetos abre espaço para golpes

A introdução de endereços de Internet em escrita não-romana poderia oferecer novas oportunidades aos Cyber Crinosos, os especialistas têm alertado.

No próximo ano, a Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (Icann) vai pela primeira vez, aceitar nomes de domínio de internet em escrita não-romana. O nome de domínio é a parte de um endereço web que precede o "ponto", como google.


Os novos nomes de domínios internacionalizados vão abrir a Internet como nunca antes para usuários cuja língua nativa não usam o alfabeto romano. Mas usuarios de lingua romana vão enfrentar uma possível enxurrada de golpes de phishing e e-mail.

"Com endereços em cirílico, árabe, chinês, coreano e japonês sendo possíveis, isso ameaça se tornar como uma hidra: "Você corta uma cabeça e outro cresce em seu lugar." disse Simão, Bennett - Advogado especializado em propriedade intelectual do escritório de advocacia Arnold & Porter, ao jornal The Times.


O problema para os usuários ocidentais é que usando escritas em idiomas cirilico, como o russo.  vai ser possivel camulflar outros endereços para que tenham uma aparencia identia os endereços de internet de muitas empresas bem conhecidas, tais como Apple, Yahoo, Google e PayPal.


Para um olho acostumado a leitura baseada nos caracteres romanos, um e-mail contendo um link para qualquer um destes sites pode parecer real, diferente de um olho acostumado a ler em russo, "PayPal" em russo, por exemplo, lê-se como "raural". Um link de email, portanto, poderia levar a um site clone construído pelos ladrões sem escrúpulos, que poderia usá-lo para colher detalhes pessoais e financeiros, ou para roubar dinheiro.

Alguns dos alfabetos, como chines e japones por exemplo, apresentam outros problemas, como ambos os idiomas utilizam um sistema de escrita que é baseado em imagens em vez de sons, empresas como Apple e PayPal, caso queiram registrar dominios regionalizados nesses paises vão precisar decidir se querem registrar um site cujo nome soa como o da empresa ou se registram um cujo nome tem o mesmo significado.

Ainda não se sabe como proprietarios de grandes marcas vão registrar seus dominios, mas é certo que isso vai causar uma mudança significativa na grande rede, e talvez gerar mais problemas do que soluções.

Fonte: TimesOnline

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tec Cool