28 de janeiro de 2010

Quais formas de pagamento que existem?

Hoje ao ter que decidir como pagaria uma compra feita pela Internet, me deparei com uma tela cheia de possibilidades, e me bateu a curiosidade de saber quantas e quais as formas de pagamento que existem atualmente. Por isso fiz uma rápida pesquisa e encontrei varias delas, segue abaixo a lista.




Dinheiro:
Nem precisa dizer o que é dinheiro, isso todo mundo sabe e é uma das mais conhecidas e certamente a mais utilizada forma de pagamento, no Cash como alguns dizem, na grana, uma em cima da outra, em dinheiro vivo mesmo.

Cheque:
Outra forma de pagamento muito conhecida é o cheque, que pode ser a vista ou pré-datado. Pode ser um cheque comum, ou ainda o especial, o qual tem um limite e pode ser descontando mesmo não havendo fundos na conta.

Cartão de debito/credito:
Os cartões de credito e débito se espalharam e ganharam uma grande popularidade nos últimos anos. Hoje em dia é praticamente impossível existir uma pessoa que more em uma cidade de tamanho médio ou pequeno, e que tenha acesso a qualquer fonte de informação que não saiba o que é cartão de credito ou cartão de debito.

DOC - Documento de Ordem de Crédito:
È uma transferência eletrônica entre bancos, para que ela possa ser efetuada é necessário o preenchimento de um formulario, um documento. Você deve ir até uma agencia e fazer esse preenchimento, é como um cheque e você não precisa ser necessariamente cliente do banco, mas precisa dos dados do beneficiário, como CPF/CNPJ e o numero da conta. O DOC pode ser emitido no valor máximo de R$ 4.999,99, e o valor leva um dia útil para ser compensado.

TED - Transferência Eletrônica Disponível:
O TED é um recurso mais novo, ele é feito totalmente de maneira eletrônica e apenas com valores superiores a R$ 5.000,00, e como é feito de forma eletrônica e online, podendo ser feito inclusive via Internet, o valor será compensado em poucos minutos, estando disponível no mesmo dia para o beneficiário. Também é preciso ter os dados do beneficiário, CPF/CNPJ e numero da conta.

Boleto Bancário:
O boleto é uma forma simples de pagamento. Pode ser utilizado hoje em dia em quase todas as compras online, e a vantagem é que você pode imprimi-lo, e pagar como uma conta de luz ou água, por exemplo, em qualquer agencia bancaria ou estabelecimento conveniado, como casas lotéricas e alguns outros locais, exemplos são supermercados, farmácias e papelarias. O boleto é uma forma segura de pagamento e muito conhecida atualmente.

Traveler's Money/Card/Check
 Traveler's Money como o próprio nome diz é Dinheiro Para Viagem, ele pode ser tanto um cartão quanto aqueles ticket's ou Check's de viagem, que seriam como bilhetes aceitos em vários estabelecimentos comerciais. No caso de ser um cartão a maioria deles é do tipo pré-pago, e podem ser recarregados a distancia.

PayPal:
O PayPal é uma forma de pagamento que talvez não seja conhecida por aqueles que estão fora do mundo virtual( Mesmo isso sendo raro hoje em dia). O PayPal é uma empresa que possibilita a transferência de dinheiro entre pessoas e instituições. O PayPay é largamente utilizado hoje em dia, sendo aceito por uma infinidade de empresas e pessoas no mundo virtual. Pode-se usá-lo para compras, registro de domínios, pagamento de hospedagens, e muitas outras finalidades. Para utilizar-se dele basta criar uma conta no PayPal e depositar/receber o valor que desejar.

PagsSeguro:
O PagSeguro é um sistema brasileiro semelhante ao PayPal  que foi criado quando o UOL incorporou a BRPay. Esse sistema pode ser incorporado em sites e lojas de comercio eletrônico, podendo ser utilizado por qualquer pessoa que possua um endereço de e-mail cadastrado. Ele aceita ainda pagamentos via Boleto Bancário. Diversas lojas e sites brasileiros hoje em dia utilizam esse serviço.

Transferência Bancária:
A transferência simples bancaria pode ser feita por qualquer pessoa que tenha acesso a um Internet Banking. Em geral esse tipo de serviço exige que se use uma senha diferente da utilizada nos caixas eletrônicos, uma espécie de senha complemento para transações online. Pode ser feito diretamente na agencia, via Internet, telefone e em alguns casos até mesmo por mensagens de texto SMS.

Depósito Bancário:
O depósito bancário, aquele deposito simples que fazemos em nossas contas, também é uma das opções utilizadas como forma de pagamento por alguns dos sites de comercio eletrônico. Essa opção é muito utilizada no Mercado Livre por exemplo. E também em sites menores que vêem no deposito bancário uma opção simples e barata. Quase todos os vendedores, sejam pessoas físicas ou não, exigem que seja enviado o comprovante de deposito via Fax ou e-mail.

Essas são apenas algumas das muitas opções de pagamento disponíveis hoje em dia. Podemos trocar sal por vaca, sandálias por tênis ou ainda batatas por arroz, e/ou se utilizar de um dos milhares de sistema de escambo que já percorreram o nosso mundo. Para quem não conhecia algum deles, só deixar um comentário e para quem conhece algum outro, vou adorar ter um comentário que complemente o texto.


5 comentários:

  1. Otima explicação, adorei!

    ResponderExcluir
  2. tem um cliente que quer pagar 40 DSM, o que seria?

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelas informações. Foram muito úteis à mim.

    ResponderExcluir
  4. também tem por boleto bancario de varios bancos, e também existe empresas que copiaram o modelo paypal...e tem algumas ai tambem

    ResponderExcluir

Tec Cool