10 de fevereiro de 2010

Google Buzz Versus Google Wave

Quando o Google anunciou o Google Buzz, seu novo recurso de compartilhamento social  para o Gmail, representantes da empresa admitiram Buzz foi inspirado por um produto similar: Google Wave. Na verdade, algumas das características do Buzz e Wave são tão semelhantes que você deve estar se perguntando por que existem dois produtos diferentes, em primeiro lugar?

Ambos os serviços são supostamente para ajudá-lo a criar as conversas e dar-lhe uma experiência mais rica em torno da Web baseada em meios como vídeos, imagens e texto normal. Mas enquanto Buzz e Wave têm muito em comum, há também algumas diferenças fundamentais.


Wave e Buzz? O que diabos você está falando?  
Google Wave é descrito como "uma ferramenta online para comunicação e colaboração em tempo real. Uma wave pode ser tanto uma conversa e um documento onde as pessoas podem discutir e trabalhar em conjunto usando o texto com formatação, fotos, vídeos, mapas, e muito mais." Basicamente, o Google Wave é o e-mail, mensagens instantâneas, uma ferramenta de colaboração on-line e um wiki, tudo em um serviço.

Mas o Google Buzz se destina unicamente a permitir o compartilhamento de vídeos, fotos, links e atualizações de status com os outros exatamente como você faria no Facebook ou no Twitter. Você pode acessar Buzz através de sua caixa de entrada do Gmail ou através do browser do seu dispositivo móvel web.

Comunicação em Tempo Real versus conversa e-mail  
Enquanto você receberá atualizações do Buzz rapidamente via e-mail, a comunicação no Google Wave é muito mais rápido. Ao contrário do Buzz, a comunicação em Wave acontece em tempo real, e você pode realmente ver alguém escrevendo a sua resposta ou comentário sobre uma wave individual. Isso é uma grande diferença, uma vez que permite aos usuários facilmente usarem waves para colaborar em um projeto.

Wave é para colaboração, Buzz é para conversar 
O Wave foi construído para colaboração, com recursos de edição de um documento, um planejamento de eventos, criação de notas de reunião, e assim por diante. Mas se você só quer compartilhar fotos, vídeos ou comentários de que não requerem comunicação em tempo real, o Google Buzz é provavelmente a melhor opção.

Wave é complexo, Buzz nem tanto.
Um dos problemas com Wave é que é uma ferramenta difícil de explicar para os outros, e uma vez que você entenda o que é  Wave, é ainda mais difícil de entender tudo o que você pode fazer com ele. Buzz, por outro lado, funciona de forma semelhante ao correio electrónico e está focada em uma coisa: o compartilhamento de conteúdo com os outros.

Buzz é um caminho para Wave
De muitas maneiras, o Buzz é um ponto a meio caminho entre o e-mail comum e o Wave. Por exemplo, quando você atualiza o Buzzing em sua caixa de entrada, ele exibe a vários comentários e os meios de comunicação nos quais eles têm sido compartilhados como uma lista. Como o Buzz evolui, essa lista é atualizada e editada, mas você tem apenas uma cópia do Buzz na sua caixa de entrada.

Da mesma forma, no Wave você só pode ver uma wave ativa, tornando mais fácil para controlar alterações em um documento ou uma conversa. Mas as novas mensagens do email comum ficam uma em cima da outra, e não demora muito antes de você acabar com essas seqüências de conversa maciça que estão constantemente sendo duplicadas cada vez que você pressiona o botão de resposta.

Então, meu palpite, assim como o palpite dos outros, é que, uma vez que você esteja confortável com Buzz, você pode estar mais disposto a usar o Wave para projetos de colaboração online.

Já tentou o Google Buzz ainda? Qual a sua opinião?


Fonte: PC World

3 comentários:

  1. Eu gostaria de aproveitar o seu post pra deixar aqui a minha indignação com a Google.
    Acho o Wave uma ferramenta incrível, mas parece que a Google largou de mão o serviço, não vejo nenhum empenho de divulgar nem de fazer nenhum tipo de melhoria.
    Agora com esse Buzz, imagino logo que pode ser o fim do Wave

    ResponderExcluir
  2. Levi
    Também acredito que o Google tenha desistido do Wave, ao menos temporariamente o serviço foi completamente abandonado.

    ResponderExcluir
  3. Marcelo achei o Wave um pouco complicado, mas acho que vai ser como o site social Orkut, no início é meio complicado e depois com o uso descomplica !

    ResponderExcluir

Tec Cool