4 de janeiro de 2009

Analfabeto Digital

Muitas pessoas hoje em dia vão a locais em que se encontram computadores para acesso a internet, pagam uma ou mais horas e acessam sites de relacionamento, entram em MSN, Orkut Facebook e recentemente Twitter e outros se tornaram febre na Internet. Isso parece lindo olhando assim.


Muitos dizem que faz parte da Inclusão Digital, queria eu que assim fosse, mas infelizmente o que eu canso de ver todos os dias, e não devo ser o único, é uma quantidade cada vez maior de Analfabeto Funcional, digitalmente falando ou tecnologicamente falando.



A pessoa entra na famosa Lan House, não sabe nem como se liga o computador, nunca viu um bicho como aquele, e vai com tudo, na fé e na coragem. Canso de ver isso todos os dias. O costume tradicional de confundir Lan House ou qualquer ponto de acesso a Internet com escola de informática.

Nesse processo a pessoa cria seu “Orkut” e fica maravilhada, cria seu MSN e nunca viu nada tão lindo. Quando precisa postar uma foto, pede ajuda ao dono do estabelecimento ou a um funcionário que atende no momento. Quando não consegue mandar um email faz o mesmo, e claro, pra preencher um currículo é a mesma coisa. Isso seria ótimo se não gerasse um problema enorme. A questão é que ao invés de aprender algo enquanto se esta usando o computador, tudo o que a maior parte dessas pessoas fazem é teclar, postar fotos( com a ajuda de alguém), fazer o download de musicas e colocar no celular ou mp4( também contando com ajuda) e nada mais. Depois na hora em que preenche um currículo o individuo coloca bem grande no espaço destinado a cursos “Informática Básica”, quer mais?

O que o Brasil e a cultura do brasileiro de ir empurrando tudo com a barriga, de jeitinho aqui e ali gera é uma massa gigantesca de “usuários nível Orkut”, aquele que tudo o que consegue a custo de ajudas de funcionários, amigos e conhecidos, é criar uma conta em um site de relacionamento, em um mensageiro instantâneo, e “conhecer” o mundo, e nada mais. Ai vem o governo, os lideres de ONG’s ou seja lá quem for que divulga isso, e diz que milhões de brasileiros tem acesso a Internet por meio de Telecentros, Telenets, tele isso e tele aquilo. Que os locais de acesso como Lan House tem importância fundamental nisso e que o Brasil esta se tornando um pais mais conectado. A verdade é que o Brasil esta se tornando um pais em que todo mundo já viu um computador, todo mundo chega em um computador ligado e acessa o site de uma rede social, isso se o atalho para o navegador estiver na área de trabalho e com o nome Internet ou Orkut escrito bem grande, afinal a alguns dias vi um individuo brigando porque o computador em que ele sentou-se na Lan House, ‘não tinha internet’, brincadeira? O cara não sabe nem colocar o mouse (quando ele sabe o que é um mouse) sobre o ícone Iniciar( no Windows) ou Starter, Começar ou qualquer outro nome que ele receba em outros SO, e acessar o navegador. Pra ser logo realista, a maior parte desses usuários nível Orkut é tão leiga, que não sabem o que é um navegador, o que eles sabem é que aquele atalho se chama Internet, ou Okut, ou Meebo ou outra coisa. Muitos ainda pensam que para gravar uma musica em MP3 em um CD, é preciso um CD diferente, especial, próprio para “tocar mp3”, como disse um carinha esses dias. O individuo brigando com o atendente porque ele queria um CD de gravar MP3, que não poderia ser um CD virgem comum, e isso e aquilo, levou quase dez minutos pra ele se convencer, muito a contragosto, a levar o CD Virgem normal que funcionaria, ele levou apenas com a promessa de que se aquele não prestasse para gravar MP3, ele voltaria pra pegar o dinheiro dele outra vez. Ai diante de tudo isso, o mesmo individuo que faz isso, volta pra ao estabelecimento no dia seguinte e pede para que digitem um currículo para ele, no local de cursos ele coloca “Informática Básica”, gostou? Informática Básica aonde? A pessoa não consegue nem usar um email sozinha e ainda tem essa cara? È como aquele monte de brasileiro que acha que falar espanhol é fácil, que pode colocar no currículo que tem espanhol fluente e tudo bem, na hora vai entender tudo; vai sim, vai esperando isso.

Já esta mais do que na hora tanto dos homens que pregam a Inclusão Digital, quanto das próprias pessoas de se conscientizarem estar a par da informação, que usar um computador para acessar Internet, para se comunicar e realizar diversas tarefas do dia a dia, não se resume a entrar no Orkut, no MSN ou Facebook, postar duas fotos com a ajuda de alguém e achar que esta Digitalmente Alfabetizado. È o mesmo erro de achar que uma pessoa alfabetizada é aquela que consegue decifrar os símbolos, mas na hora de compreender o real significado da união deles, necas. Lêem um texto de dez linhas e não conseguem entender cinco delas. Isso é analfabetismo digital e não inclusão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tec Cool