26 de janeiro de 2010

Google Wave Ainda Pode Melhorar

O Google Wave veio com a missão de revolucionar a maneira como as pessoas veem as comunicações no seculo XXI.
No Google I/O 2009 chegou a ser citado que diante do Google Wave, as pessoas se perguntariam se realmente estavam olhando para um navegador.

No primeiro momento, como tudo o que a Google lança, foi um verdadeiro Boom no mundo digital. Com a distribuição de apenas 100 mil convites iniciais, uma febre se espalhou e a correria pela busca de convites foi imediata, todos queriam ver, conhecer a nova ferramenta que prometia unir em um mesmo lugar o email, as redes sociais, as mensagens instantaneas com um sistema de comunicação em tempo real nunca visto antes, uma ferramenta de Wiki, compartilhamento e edição simultanea de arquivos e uma interação absoluta. A febre e correria foram tamanha que convites começaram a ser vendios no eBay, Mercado Livre e outros sites de comercio eletronico.


Centenas de milhares de pessoas conseguiram convites e o GW atingiu mais de 1 milhão de usuarios.

Agora eu pergunto, aonde esta esse milhão de usuarios? Eu entro no GW todos os dias e não vejo nenhum deles. Eu adicionei muitas pessoas,dei convites para outra centena delas, mas elas simplesmente desapareceram da face do Wave(Pra não dizer da Terra). Um ou outro ficou super empolgado, mas no final sumiram. E o que eles dizem? Dizem que não gostaram, que não serve pra nada, que não viram nada de novo, que não é interessante, que não da pra entrar em comunidade, que não da pra chamar atenção do contato.

Eles consumiram milhares de convites e abandonaram a ferramenta. Se usuarios registrados não acessam, menos bugs são descobertos, o feedback para com a Google e os desenvolvedores é menor, a interação entre os usuarios diminui e consequentemente a ferramenta leva mais tempo para conseguir a tão prometida interação total. Muitas pessoas, não entendem que o GW ainda esta em uma versão preview, ou seja, uma versão de testes basicos. Ele ainda apresenta lentidão, erros e a quantidade de serviços disponiveis para a chamada interação entre redes/midias sociais é limitada. È verdade que se pode acessar atraves dele serviços como Twitter, Gmail, Facebook, MySpace, Orkut, Google Docs e outra dezena de websites. Só que nenhuma dessas formas de acesso é nativa do Google Wave, no basico o que estamos usando para o acesso é um frame que permite acessar um site ou serviço que pode ser acessao por um dispositivo movel. Isso quer dizer que se você conhece algum site ou serviço que pode ser acessado do seu celular, existe uma probabilidade de 98% de que você também possa acessar o mesmo serviço atraves do GW.

O serviço esta em fase de testes e com toda ceteza tanto a Google quanto os milhares de desenvolvedores espalhados pelo mundo vão criar muitas ferramentas nativas para ele. No entando para que isso possa acontecer mais rapido, é preciso que nós, os usuarios registrados façamos a nossa parte, acessando, interagindo, mandando nossas sugestões e dando um feedback para eles. No mesmo video do Google I/O é mostrado a nós a interação em tempo real entre um blog e o uma wave, assim como a interação entre um scrapbook e uma wave, ou seja, as ferramentas estão sendo criadas e em breve vão estar disponiveis.

Um comentário:

Tec Cool